sábado, 16 de maio de 2015

Casa de Pedra - Estrada Velha de Santos

 

 


Estrada Velha de Santos - local por onde passava Dom Pedro I para encontrar a Marquesa de Santos, sua amante, segundo reza a lenda, na Casa de Pedra (o nome verdadeiro do monumento não há nada que me faça lembrar).

Nessa região de serra, com muitas cachoeiras e área verde preservada, ainda pode ser vista e visitada não somente a Casa de Pedra, mas também outros diversos monumentos à medida que a decida é feita a pé até determinado ponto máximo permitido para turistas no final da estrada velha de Santos, com acesso por meio da estrada no Riacho Grande sentido Ribeirão Pires.

O passeio é gratuito aos finais de semana, com duração de 1 hora, e acontece a cada uma hora entre 10:00h e 14:00h, e caso o turista queira passar um dia inteiro na reserva é possível! O parque ecológico permite por meio de agendamento e instruções que pedestres percorram a estrada velha das 9:00h às 16:00h a partir de 2 pessoas. Sendo nesse caso necessário roupa adequada, equipamentos de primeiros socorros, alimentação adequada e sacolas para depósito de lixo, e também não é permitido a retirada de uma folha de árvore sequer, por medida de revista na saída da reserva.

A organização do local é excelente, conta com guias para os passeios de 1 hora nos fins de semana que não requerem agendamento. O turista chega no local, e espera numa fila de carros para entrar e deixar o carro no estacionamento no topo da serra e descer a pé cerca de 1km até o primeiro monumento que é a Casa de Pedra, e dali volta, sem a permissão de seguir adiante ou ficar tempo além do permitido pelo passeio.

É sem dúvida um passeio cheio de cultura e volta ao passado por meio das histórias contadas pelo guia, como a deixa na introdução deste texto, e com uma paisagem sem igual!

Daisi Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário